Conselheiros

João Antonio da Silva Filho - Presidente

João Antonio da Silva Filho, 58 anos, mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e autor dos livros “A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio”, “A Era do Direito Positivo” e “O Sujeito Oculto do Crime – Considerações sobre a Teoria do Domínio do Fato”.

Domingos Dissei - Vice-Presidente

Domingos Dissei é engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia Mauá (1977). Especialista em Perícias e Avaliações; Segurança do Trabalho e Conjuntos Habitacionais. Professor de Estruturas de Aço e Madeira (1976/77) da Escola Técnica Rudge Ramos. Também foi Administrador Regional do Ipiranga (atual Prefeito Regional) em 1986 e de 1993 a 1995 e Secretário das Administrações Regionais (atual Secretaria das Prefeituras Regionais) de 1998 a 1999. Eleito vereador (Câmara Municipal de São Paulo) por quatro mandatos consecutivos (1997 a 2012), sendo autor de várias leis de relevância para a cidade de São Paulo, voltadas à Educação, Habitação, Terceira Idade, Transparência Pública e Inclusão Social. Presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, membro da Comissão de Administração Pública, membro da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo. Autor de vários artigos publicados na Imprensa sobre Terceira Idade, Família, Religião, Plano Diretor, Zoneamento e Transporte Coletivo. É conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo desde junho de 2012, indicado e sabatinado pelo Legislativo Municipal, conforme a Lei Orgânica e as Constituições Federal e Estadual de São Paulo. Ocupou o cargo de conselheiro corregedor em 2014 e foi  eleito conselheiro vice-presidente para o ano de 2018.

Roberto Braguim - Conselheiro-Corregedor

Roberto Braguim é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1985. Ingressou no Tribunal de Contas do Município de São Paulo em 1987, inicialmente, assumiu o cargo de Assessor Jurídico e, posteriormente, o de Secretário Processual, atual Sub-Secretário Geral do Órgão. Entre os anos de 1993 a 1998, atuou no Poder Executivo Municipal, ocupando o cargo de Chefe de Gabinete.  Em 1998, foi empossado como Conselheiro no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, exercendo os cargos de Presidente, nos anos de 2009 e 2015 a 20.01.2018, Vice-Presidente nos anos de 2001, 2002, 2008 a 20.01.2015, e Corregedor, nos anos de 2005 a 2008, 2011, 2012 e 21.01.2018 até o presente momento.

Maurício Faria - Conselheiro

Maurício Faria assumiu o cargo de conselheiro do TCM em dezembro de 2002. Foi presidente da Empresa Municipal de Urbanização-EMURB – São Paulo-SP, de janeiro/2001 a novembro/2002. Também ocupou os cargos de diretor de Desenvolvimento Urbano e gerente de Programa Especial na Prefeitura de Santo André-SP, de janeiro/1997 a dezembro/2000. Vereador pelo Município de São Paulo nas legislaturas de janeiro/1989 a dezembro/1992 e de janeiro/1993 a dezembro/1996.

Edson Simões - Conselheiro

Edson Simões é conselheiro do TCM há 21 anos. Presidente do Órgão por sete vezes. Professor, pesquisador do Centro de Interunidade de História da Ciência (CHC-USP), colaborador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM-STJ), membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). Escreveu diversos livros, sendo o último intitulado Tribunais de Contas – Controle Externo das Contas Públicas. É também coautor das seguintes obras:

  • Tratado de Direito Financeiro; Tratado de Direito Municipal; Constituição Federal. 20 anos. Avanços, Contribuições e Modificações no Processo Democrático Brasileiro; USP 70 Anos – Imagens de uma História Vivida (USP–CHC);
  • Construindo o Futuro – 35 anos de Pós-Graduação da USP (USP–CHC);
  • 50 Anos do CNPq – Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico contados pelos seus Presidentes (USP–CHC);
  • Dinâmica da Economia Mundial Contemporânea (USP);
  • Intercâmbio Cultural Brasil-Japão, com a participação nos seguintes capítulos: Cinema no Brasil e no Japão e Teatro no Brasil (Coordenação de Kiyoshi Harada);
  • Centenário: Contribuição da Imigração Japonesa para o Brasil Moderno e Multicultural;
  • Curso de Geografia do Brasilcom Prof. Celso Antunes;
  • Coleção Tempo e Documentos – Vol. 1 – Sobre o Primeiro Fórum de Debates – "A Cidade e a Cultura", participação com Darcy Ribeiro, Fernando Henrique Cardoso e outros (CCSP – Centro Cultural São Paulo, 1983).

É autor, ainda, de diversas monografias, entre elas, O Império e a Ordem Jurídica – um esboço (USP–FFLCH) e Modernização da Economia Brasileira segundo Celso Furtado em “Formação Econômica do Brasil” (USP – FFLCH).