Programa Jovem no Controle Social é eleito como exemplo de boas práticas no Educontas 2025 EGC - Notícias

O Programa Jovem no Controle Social (PJCS), instituído pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), foi eleito como uma das iniciativas mais votadas entre as boas práticas selecionadas para apresentação no XVI Educontas 2025. Trata-se do Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas, que receberá a exposição sobre o PJCS na abertura do painel dedicado a divulgar as boas práticas em controle social no evento que acontecerá em Recife, nos dias 6 e 7 de novembro.

A comissão organizadora do XVI Educontas 2025 apresentou recentemente os resultados da votação realizada entre as Escolas de Contas do país sobre as boas práticas selecionadas, com destaque para o programa da EGC, levando em conta o equilíbrio de aspectos quantitativos e qualitativos, além das propostas mais votadas e a diversidade de participação.

Criado em 2024, o Programa Jovem no Controle Social do TCMSP é uma iniciativa da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas que tem como principal objetivo levar conhecimento sobre o funcionamento do Estado e a fiscalização dos gastos públicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, estimulando o exercício da cidadania e a prática do controle social.

A proposta oferece formação aos diversos segmentos da sociedade, além de visitas técnicas de escolas públicas ao TCMSP, beneficiando cerca de 500 estudantes de São Paulo desde sua criação. O PJCS pretende ainda incentivar os educadores no desenvolvimento de temas relacionados ao controle social, que levem os jovens a compreender o conceito de orçamento público, os tipos de controle existentes e sua importância para a democracia.

O XVI Educontas 2025 tem como tema "Educação Profissional: Medindo impactos, transformando cenários" e é promovido pelo Instituto Rui Barbosa, em parceria com o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).