Notícias

07/12 - XX Encontro de Corais do TCM fecha ano especial do Jubileu de Ouro

Para fechar o ano de eventos do Jubileu de Ouro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM), o plenário Paulo Planet Buarque foi palco, na noite de sexta-feira (07/12), do XX Encontro de Corais do TCM. O evento contou com a presença de cinco grupos musicais: o Coral do TCM; o Coral VivaVoz; o Coro Jovem Cênico Mackenzie; o Grupo Vocal Trato no Tom; e o CORALUSP Grupo Azul.

Antes da apresentação dos corais, o evento homenageou a criadora do Encontro de Corais, Silvia Maria Coimbra Silva, que foi representada pela servidora do TCM Cristiane Simões para receber a homenagem. A criadora do Coral do TCM, Maria Cristina Junqueira, também esteve presente ao Encontro, foi aplaudida por todos os presentes e recebeu uma homenagem pelo feito.

Com a regência de William Guedes, o Coral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que comemorou 25 anos de criação em 2018, abriu o espetáculo com um compilado de músicas que fazem parte do repertório do grupo durante esse período.

Com o tema “Revisitando o Amor”, canções como “Jardim da Fantasia” (Paulinho Pedra Azul), “Onde Está Você”, “Minha Namorada” (Vinícius de Moraes), “Por Toda a Minha Vida” (Tom Jobim), “Linda Flor” (Dalva de Oliveira), “A Bia da Mouraria” (Carminho) e “O Cio da Terra“ (Milton Nascimento e Chico Buarque) embalaram a noite do evento. Ao final da apresentação, o maestro recebeu das mãos de Marcelo Silva, representante da presidência do Tribunal, uma homenagem pelos serviços prestados ao Coral do TCM.

O Coral Viva Voz deu continuidade às apresentações da noite exibindo um trecho do espetáculo “Trabalho”, criado pelo regente William Coelho para este ano. O grupo tem elementos de cena, roteiro e poesia, além de componentes de diversas profissões que se uniram para aprender música, socializar e ter momentos de relaxamento no combate ao stress.

Fizeram parte do repertório músicas como “Bom Dia” (Nana Caymmi e Gilberto Gil), “O Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque), “Sonora Garoa” (Passoca), “Prende la Vela” (Lucho Bermudez) e o clássico “Samba do Arnesto” (Adoniran Barbosa). William recebeu das mãos do integrante do coral do TCM, José Laurindo de Oliveira, a homenagem pela participação.

Em seguida, o Coro Jovem Cênico Mackenzie, formado por alunos e ex-alunos daquela universidade, mostrou o espetáculo “O Coro Pede Passagem”, iniciado em 2017 e apresentado em estações do metrô da cidade. Sob a regência de Cláudia Mussi, o grupo cantou clássicos como “The Beauty and The Beast” (Alan Merken), “You’ll Be in My Heart” (Phil Collins), “Vilarejo” (Marisa Monte), “Lavadeira do Rio” (Lenine), “Homenagem ao Malandro” (Chico Buarque) e “Isso Aqui o Que É” (Ary Barroso).

Cláudia Mussi recebeu das mãos do conselheiro Mauricio Faria a homenagem pela presença no Encontro. Ele elogiou a mistura entre a jovialidade do grupo e a escolha das músicas. “Foi uma escolha de repertório universo e atemporal, que cobre vários períodos da música com sensibilidade. É muito estimulante saber que temos um conjunto de jovens cultos musicalmente”, afirmou o conselheiro.

A quarta apresentação da noite ficou por conta do Grupo Vocal Trato no Tom, formado por um grupo de amigos, que em 2001, decidiu criar um coro que divulgasse a música popular brasileira. Com a regência de Lizandra Hak, apresentou o espetáculo “Raízes Negras”, com músicas como “Vatapá” (Dorival Caymmi), “Estrela” (Gilberto Gil), “A Vida Tava Tão Boa” (Coco Raízes do Arcoverde), “Milagres do Povo” (Caetano Veloso) e “Arrastão” (Edu Lobo e Vinícius de Moraes). A presidente recém-eleita da ASTCOM, Vera Regina Cândido Carrion, entregou a homenagem à regente do grupo.

O CORALUSP Grupo Azul, que conquistou reconhecimento nacional e internacional de público e crítica, foi fundado em 1967 e está na ativa desde então já contou com 560 integrantes. Com a regência de André Juarez, o grupo homenageou a banda The Beatles, apresentando as músicas “Hard Day’s Night”, “Hey Jude” e “Hold Your Hand”, além de canções como “Come Again” (John Dowland), “Le Chant des Oyseaux” (Clément Janequin), “Aquarela” (Toquinho) e “Oh Fortuna” (Carl Orff). O maestro André Juarez recebeu das mãos de Tânia Patuska Rafael, contralto do Coral do TCM, a homenagem pela participação no evento.

O XX Encontro de Corais do TCM teve o apoio da ASTCOM, da Sinal Verde Digital; e da Ação Transportes e Turismo.

O público lotou o Plenário Paulo Pianet Buarque para acompanhar o XX Encontro de Corais do TCMSP na última sexta-feira (07/12).

O Coral do TCMSP fez sua apresentação com o tema "Revisitando o Amor".

O regente William Guedes recebeu homenagem do representante da Presidência do Tribunal, Marcelo Veiga.

O Coral Viva Voz exibiu um trecho do espetáculo “Trabalho” criado pelo regente William Coelho.

O Coro Jovem Cênico Mackenzie apresentou o espetáculo "O Coro Pede Passagem".

O conselheiro Maurício Faria homenageou a regente do Coro Jovem Cênico Mackenzie, Cláudia Mussi.

O Grupo Vocal Trato no Tom exibiu o espetáculo “Raízes Negras”, com a regência de Lizandra Hak.

Homenagem a criadora do Coral Maria Cristina Junqueira.

Cristiane Gonçalves recebe homenagem em nome de Silva Maria Coimbra criadora do Encontro de Corais do TCMSP.

O CORALUSP Grupo Azul encerrou o XX Encontro de Corais cantando The Beatles, com a regência de André Juarez.