O presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), João Antonio, abriu, na manhã de quinta-feira, 8/11, a Sessão Solene alusiva aos 50 anos de criação do órgão. Na primeira etapa da solenidade, ocorreu a deposição de flores no busto do patrono do Tribunal, Brigadeiro Faria Lima, e o descerramento da placa de mármore como “Marco Comemorativo dos 50 anos do TCMSP”.
Coube ao presidente do TCM, acompanhado por integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), conduzir a coroa de flores até o busto do Brigadeiro Faria Lima, que ocupa local de honra na esplanada. Faria Lima, no mandato de prefeito da cidade de São Paulo (1965 a 1969), criou o Tribunal de Contas do Município de SP por meio da Lei 7.213, de 20 de novembro de 1968.
Na sequência, os servidores ocuparam o espaço entre as torres, para acompanhar o descerramento da placa comemorativa pelo Jubileu de Ouro do Tribunal. Em seu discurso, proferido ao lado do conselheiro Corregedor Roberto Braguim, o presidente João Antonio destacou:
“A placa que ora inauguramos tem o objetivo de marcar para as próximas gerações o coroamento de uma fase em que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo se firma entre os importantes centros de debates e práticas de Controle das Contas Públicas em nosso país.”
“Nosso gesto traduz um compromisso simbólico de manter os instrumentos de Estado voltados para a sua função primordial: a preservação do interesse público.”
“A cidade cresce e crescemos com suas transformações, mas o papel do Tribunal se mantém como balizador das políticas públicas e da boa aplicação dos recursos públicos.”
“Aprendemos todos os dias. Ensinamos todos os dias. Trocamos experiências nessa caminhada.”
“Vivas ao TCM em seus 50 anos de existência!”
Além do presidente e do corregedor do TCM, estiveram presentes as conselheiras substitutas Sonia Maria de Souza, pelo conselheiro vice-presidente Domingos Dissei, e Milena Giovannetti, representando o conselheiro Edson Simões.
Também participaram do evento os servidores homenageados com o nome gravado na placa comemorativa. São eles o secretário geral Ricardo Panato; a subsecretária geral Roseli Chaves; o subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Fornazieri; o subsecretário Administrativo, Moacir Marques; a chefe da Assessoria Jurídica de Controle Externo, Egle Monteiro; e o chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, Mário de Toledo Reis.
Deposição de coroa de flores no busto de Faria Lima deu início à solenidade.
O conselheiro presidente do TCM, João Antonio, em frente à coroa de flores durante a cerimônia desta manhã.
Conselheiro corregedor Roberto Braguim e o conselheiro presidente do TCM, João Antonio.
Sonia Maria de Souza (conselheira substituta), João Antonio, Roberto Braguim e Milena Giovanetti (conselheira substituta).
Servidores homenageados neste Jubileu de Ouro tiveram seu nome gravado na placa comemorativa, inaugurada hoje.
Conteúdo da placa comemorativa.
Busto do patrono do Tribunal, Brigadeiro Faria Lima.